Cemitério tem encenação teatral de São João Batista

sao joão 11Depois de ‘ressuscitar’ Tom Jobim, Carmem Miranda e Chacrinha no Dia de Finados, o São João Batista homenageou o santo profeta que dá nome ao cemitério. Na visita guiada gratuita desta quinta-feira (25/06), o ator Thiago Atzevedo, caracterizado de São João, fez uma encenação teatral em três atos: o anúncio da vinda do Messias, o batismo de Jesus, e por fim seu martírio. É um tributo do cemitério ao Dia de São João Batista, comemorado na véspera (24/06).

Guiada pelo historiador Milton Teixeira, a visita contou com a participação de cerca de 30 pessoas. O passeio ao cemitério SJB durou aproximadamente  uma hora e meia, e os participantes  fizeram um tour pela necrópole que tem o maior número de famosos sepultados em seus jazigos; nomes que fizeram a história do Brasil e do Estado do Rio. Mas o ponto alto foi a caracterização/performance do ator como São João, que arrancou aplausos e elogios de todos.

Na visita, o grupo pôde ver artes sacras dos séculos XIX e XX, feitas por renomados escultores, passou por sepulturas de nomes que marcaram época  como Santos Dumont, Cândido Portinari, Tom Jobim, Carmem Miranda, entre outros, e tiveram a oportunidade de entrar no mausoléu da Academia Brasileira de Letras, onde estão enterrados mais de 60 imortais; entre eles Machado de Assis.