Elke Maravilha é homenageada em visita guiada no Cemitério São João Batista

Elke Maravilha (1)A atriz russo-brasileira Elke Maravilha ganhou vida nesta quinta-feira (23/02) durante visita guiada no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Uma encenação teatral, em que o ator Tiago Azevedo se caracterizou como a modelo, homenageou a jurada de programas de calouros do Chacrinha e Silvio Santos – ela completaria 72 anos este mês. O tributo, apresentado no local onde Elke está sepultada, foi o ponto alto da visita coordenada pelo historiador Milton Teixeira, que também percorreu jazigos de outras personalidades de interesse histórico como Tom Jobim, Santos Dumont e Carmem Miranda.

 

O jazigo de Elke Maravilha foi especialmente pintado e personalizado pelo cemitério São João Batista. Na homenagem teatral a ela, o ator narrou a trajetória de vida da atriz desde a fuga de seus pais de Leningrado, na Rússia, seus oito casamentos no Brasil, sua carreira artística, entre outras passagens. A performance surpreendeu o grupo que fazia parte da visita guiada, haja vista que Elke sempre foi muito popular.

 

Durante o passeio, os visitantes conheceram algumas curiosidades do cemitério, como o jazigo de Visconde de Moraes, no qual até hoje filhos e netos de operários de sua fábrica depositam flores. Entre os mausoléus destacados como os mais sofisticados está o do ator Cláudio de Souza em formato de palco de teatro.

 

A visita guiada, que acontece mensalmente, tem como objetivo narrar a vida de personagens ilustres do Brasil que estão no São João Batista, além de descrever a história arquitetônica do espaço, com suas artes sacras, muitas delas seculares.