SJB é o 1º cemitério da América Latina no Google Street View  

street viewMais famoso cemitério do Brasil, o São João Batista é o primeiro da América Latina a entrar no Google Street View, que disponibiliza vistas panorâmicas de 360 graus no nível do solo. As imagens do SJB começaram a ser exibidas nesta segunda-feira (05/10), e por meio da ferramenta o usuário pode ver com riqueza de detalhes jazigos de algumas das personalidades mais famosas do país, tais como Carmem Miranda, Cazuza, Clara Nunes, Carlos Drumond de Andrade, Di Cavalcanti, Machado de Assis, Portinari, Santos Dumont, Tom Jobim, Chacrinha, mais de 60 imortais da Academia Brasileira de Letras, entre outros.

Toda a captura das imagens foi feita há um mês com a ajuda do chamado Trekker, a mochila do Google que carrega uma supercâmera com 15 lentes fotográficas que disparam simultânea e automaticamente, conforme o operador caminha. Com o Google Street View, o usuário da ferramenta vai se sentir dentro do cemitério; frente a frente com os jazigos dos famosos lá sepultados.

Além dos jazigos dos famosos, o ‘tour’ virtual possibilita ver raras artes sacras dos séculos XIX e XX feitas por renomados escultores. Um exemplo disso é a primeira obra abstrata feita no Brasil, de 1915, esculpida em mármore de carrara por Rodolfo Bernardelli e que adorna o túmulo do americano Orville Derby (1851-1915), que fundou o serviço geológico no Brasil. O São João Batista foi oficialmente inaugurado por Dom Pedro II, em 1852.